fbpx
Lago Corumbá 4

A história por trás do Lago Corumbá

A história por trás do Lago Corumbá, que é um lago artificial localizado no estado do Goiás. O lago tem como principal função abastecer a população da cidade de água potável. Além disso, o lago é utilizado para fins turísticos, esportivos e recreativos.

A história por trás do Lago Corumbá

A história por trás do Lago Corumbá, onde a construção do lago só foi possível graças a uma parceria entre o governo federal, o governo do estado de Goiás e as prefeituras da região. Contudo, o objetivo da construção do lago era melhorar as condições de vida da população da cidade, que enfrentava problemas de abastecimento de água potável.

O Lago Corumbá é uma das atrações mais populares da região central do Brasil, localizado entre os estados de Goiás e de Brasília. Com uma beleza natural surpreendente, o lago atrai milhares de turistas a cada ano, que vêm em busca de aventura, descanso e contato com a natureza. Mas qual é a história por trás desse lugar encantador?

Para começar, é importante destacar que o Lago Corumbá não é um lago natural. Além disso, foi criado a partir da construção da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, que teve início em 1986 e foi concluída em 2006. A usina, que é uma das maiores do país, foi construída para gerar energia elétrica para o Centro-Oeste do Brasil.

A construção da Usina Hidrelétrica Corumbá IV

Foi um projeto ambicioso que envolveu muitos desafios. Portanto, além de enfrentar questões técnicas complexas, como a construção de uma barragem e de uma usina subterrânea, os engenheiros também tiveram que lidar com questões ambientais e sociais.

Principais preocupações na preservação da fauna e a flora da região

Criaram programas de manejo e conservação da biodiversidade, que incluíram o resgate e a translocação de animais para áreas seguras. Além disso, foram desenvolvidas ações para recuperar e reflorestar as áreas degradadas.

A relação com as comunidades locais

A construção da usina afetou as populações que viviam nas margens do Rio Corumbá. Contudo, a empresa responsável pela construção da usina implementou uma série de medidas para minimizar os impactos sociais, como a construção de casas, escolas, postos de saúde e outras infraestruturas nas novas comunidades.

Após anos de trabalho árduo, a Usina Hidrelétrica Corumbá IV finalmente foi concluída e entrou em operação. Por isso, com a formação do lago, uma nova paisagem se revelou, com águas cristalinas, praias e ilhas, que se tornaram um convite para o turismo.

Conclusão

Hoje, o Lago Corumbá é uma importante fonte de energia para a região e também um destino turístico de destaque. O lugar oferece diversas opções de lazer, como passeios de barco, esportes aquáticos, pesca, camping e trilhas. É um lugar que atrai turistas de todo o Brasil e do mundo, que se encantam com a beleza natural e a história por trás desse lugar tão especial.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso Instagram.

Fale conosco:

Fale no Whatsapp: